Ready or Not sofre com avaliações negativas no PC após “censuras” para adequar o jogo de tiro para os consoles

Console Plataforma

Cenas de violência extrema e conteúdos sensíveis foram removidos

O jogo de tiro tático em primeira pessoa Ready or Not, desenvolvido pela VOID Interactive, está enfrentando uma onda de críticas negativas no Steam. O motivo? Alterações feitas na versão de PC para adequar o título à estreia nos consoles, marcada para 15 de julho. As mudanças envolvem a redução de conteúdo considerado sensível, como violência extrema, nudez e animações envolvendo crianças.

Captura de tela nº 0

Em comunicado oficial publicado na página do jogo no Steam, a desenvolvedora explicou que os ajustes foram necessários para cumprir exigências das plataformas de console. A equipe preferiu modificar também a versão de PC, em vez de manter duas versões diferentes, o que, segundo eles, poderia “aumentar a chance de bugs”. “Fizemos o máximo para que as mudanças ocorressem apenas quando absolutamente exigidas por nossos parceiros”, afirmou a VOID. “Nosso objetivo é manter a tonalidade original do jogo.”

Entre as alterações, estão a remoção da possibilidade de desmembrar inimigos mortos, embora ainda seja possível arrancar membros de adversários vivos, a suavização de elementos de tortura e nudez, e a substituição de uma animação violenta de uma criança por uma versão em que ela aparece apenas “inconsciente ou dormindo”.

Captura de tela nº 1

A VOID esclareceu que algumas mudanças, como troca de texturas, são mais fáceis de isolar entre as versões, mas outras, como adicionar roupas a modelos 3D, exigem a substituição completa de ativos, o que inviabiliza manter o conteúdo original apenas no PC. “As mudanças são pequenas o suficiente para que a maioria dos jogadores nem perceba, mas queremos ser transparentes”, disse o estúdio.

Captura de tela nº 2

Apesar da tentativa de clareza, muitos jogadores no Steam não reagiram bem. A seção de análises recentes do jogo passou de “muito positivas” para “mistas” após uma avalanche de avaliações negativas. “Não comprem esse jogo. A VOID só pensa em agradar reguladores do mercado de consoles por ganância”, escreveu um usuário. Outro afirmou: “É preguiça. Eles não quiseram fazer o trabalho de manter versões separadas.”

undefined

Essa não é a primeira vez que Ready or Not enfrenta controvérsias. Em 2022, o jogo chegou a ser removido temporariamente do Steam após uma disputa de marca envolvendo um nível que simulava um tiroteio em massa em uma boate fictícia chamada Prysm. O lançamento coincidiu com o aniversário do massacre real na boate Pulse, nos EUA. A VOID também rompeu com a publisher Team17 após anunciar um nível ambientado em um tiroteio escolar.

Captura de tela nº 7

Apesar da turbulência, a nota geral do jogo permanece alta. Ainda assim, a VOID Interactive não se pronunciou oficialmente sobre a nova onda de críticas.